Quarta, 27 de Janeiro de 2021 14:45
99 99999-9999
Cultura Revista

Revista Maria Quitéria abre edital para publicações

Revista Maria Quitéria abre edital para publicações

04/12/2020 17h38 Atualizada há 2 meses
9
Por: Reginaldo Junior
Revista Maria Quitéria abre edital para publicações

A previsão para lançamento da revista é na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (7 a 13 de março de 2021). Está aberto o edital para publicações na edição de lançamento da Revista Digital Maria Quitéria, iniciativa que busca fomentar a arte através de linguagens como poesia, conto, crônica, fotografia e artes plásticas. O edital, disponível pelo site https://bit.ly/3fUkgQi inscreve os interessados até 31 de janeiro de 2021.


Segundo o documento, poderão participar brasileiros (residentes no Brasil ou fora dele), maiores de 16 anos e o público infanto juvenil com faixa etária entre 8 a 15 anos, cada autor poderá participar com um ou mais trabalhos de sua autoria, nos gêneros poesias, contos, crônicas, artes plásticas e fotografia, desde que não ultrapasse três páginas (tamanho A4), incluindo sua fotografia e uma breve biografia artística. A revista conta com apoio da Associação CULTIVE, Art-littérature e Solidarité, uma associação cultural e filantrópica sediada em Genebra, Suíça e da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana.


A previsão para lançamento da revista é na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (7 a 13 de março de 2021). O idealizador da revista, o psicólogo Antônio Josman Lima de Brito disse que a homenageada é uma heroína da Independência do Brasil que norteia o tema do primeiro número da publicação.

"Fico me perguntando quem seria a Maria Quitéria de hoje e como as pessoas a descreveriam? Com quais cores a pintariam? Como seria essa mulher? A revista poderá trazer para a sociedade uma visão surpreendente dessa mulher nos dias atuais", disse Lima.


Segundo o editor, resgatar Maria Quitéria na semana da mulher é importante para sociedade.

"Na semana em que se volta para as homenagens às mulheres fortes que são, é em Maria Quitéria que elas são inspiradas, ou poderiam ser. Existem muitas Maria Quitéria que habitam nas mulheres de hoje, que lutam por ideais e para isso sacrificam seus momentos de lazer, renunciam seus sonhos para realizar os de outras pessoas e até abrem mão de suas próprias vidas", comentou.

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus e as medidas de isolamento e quarentena impostas, Lima disse que a revista se torna mais um instrumento para oportunizar as pessoas viajarem pelo mundo da imaginação e construir textos, realizar pinturas e fotografar.

"Muitas pessoas são possuidoras de grandes potenciais para a arte e elas precisam deixar fluir, mostrar a sua cara, sair do anonimato. É preciso dar lugar para os amadores e tirar os holofotes dos já consagrados, ao contrário, estes serão os faróis para os iniciantes. Ambos devem caminhar juntos. No que depender de mim, todos serão vistos, reconhecidos e aplaudidos através das mídias digitais, que circularão o mundo. E o que é melhor, sem pagar nada por isso", resumiu.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.