Terça, 26 de Janeiro de 2021 21:07
99 99999-9999
Saúde 2020

2020 mudou a maneira de se relacionar com a atividade física e fortaleceu a prática de exercícios

2020 mudou a maneira de se relacionar com a atividade física e fortaleceu a prática de exercícios

08/12/2020 12h21 Atualizada há 2 meses
7
Por: Reginaldo Junior
2020 mudou a maneira de se relacionar com a atividade física e fortaleceu a prática de exercícios

Em 2020, a principal frase foi que todos nós escutamos foi: “fique em casa!”. Por conta da pandemia do Covid-19 foram muitos meses saindo apenas para realizar atividades como ir ao mercado, ou trabalhar, para quem não pode parar. Muita coisa precisou ser adaptada a essa nova realidade, inclusive a rotina de praticar exercícios. O que aumentou também a preocupação das pessoas em se manter saudável. Médicos e profissionais da saúde passaram a recomendar atividades físicas como medida preventiva durante a pandemia.

Para algumas academias, foi a oportunidade de aperfeiçoar seus sistemas de aulas online para dar suporte aos alunos que estavam em casa. Foi o caso da Rede Alpha Fitness. "Naquele momento a gente precisava minimizar os danos que estavam sendo causados por conta do coronavírus. As aulas eram disponibilizadas a todos, alunos ou não, para que a rotina diária de exercícios não fosse prejudicada", explica Marcílio Duarte, Diretor de Marketing da Rede Alpha Fitness. Os treinos foram adaptados para todos os ambientes e tipos de rotina.
“Ter um equipe como a nossa, disponibilizando treinos diários, foi muito importante para colaborar nesse processo de adaptação. Além disso, esse relacionamento foi essencial para estreitar os laços com aqueles que já eram nosso alunos, e mantê-los engajados”, completa Marcílio.

Quatro meses após a reabertura a Associação Brasileira de Academias (ACAD) apresentou dados de que os estabelecimentos reabertos estão seguros e podem fazer parte da estratégia de combate à doença. Afinal de contas, a pandemia ainda não acabou, e os exercícios oferecem benefícios para a saúde mental e física, além de proporcionar momentos de interação social, em um ano tão marcado pelo isolamento. “Seguindo todos os protocolos a academia é um lugar seguro, além de ser benéfico para a saúde”, conta o Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness, Guilherme Reis. Para Guilherme, embora um percentual das pessoas ainda mantenha o ritmo dentro de casa – utilizando por exemplo o novo serviço de aulas online batizado de Alpha On Fit – outra grande parcela das pessoas resolveu voltar à academia presencialmente, para nutrir aquela sensação de “retorno”.

Segundo a ACAD, um mês após o início da pandemia no Brasil, os casos de depressão aumentaram 90%. O número de brasileiros com ansiedade subiu de 8,7% para 14,9%.

“O ano de 2020 foi de muito aprendizado para todos. Para nós, gestores de academias, veio a oportunidade de reinventar e de estreitar laços com os alunos. Para as pessoas, ficou muito mais clara a importância e os benefícios da atividade física no seu dia a dia; seja ela dentro da academia ou na sala de casa. Mas o balanço que fazemos de tudo isso, é que mesmo na adversidade, não devemos desistir nunca”, finaliza Guilherme.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.