Após o anúncio do fechamento das fábricas da Ford no Brasil, muitos consumidores estão em dúvida sobre os seus direitos e o que esperar para os próximos anos no caso de quem já comprou um modelo novo da marca. Se este for o seu caso, a primeira orientação é que a fabricante deverá seguir a Constituição Federal do Brasil. Entenda a seguir como ficam os direitos do cliente que já possui um carro da marca e as respostas às principais dúvidas.
Segundo Margno Felzemburgh, especialista em Direito do Consumidor e Presidente da Associação de Defesa e Proteção dos Direitos do Consumidor do Estado (Protege), a lei brasileira deve prevalecer nesse momento.
Segundo ele, O Código de Defesa do Consumidor exige que a empresa preste assistência ao veículo independentemente de estar sediada no Brasil ou não, se isso não ocorrer, o consumidor poderá acionar a justiça para garantir o cumprimento da lei.
"O fato de o veículo não ser mais fabricado no país não isenta a Ford da sua responsabilidade, e o Código de Defesa do Consumidor é claro quanto a isso", informou.
Magno Felzemburgh lembra que a Ford deverá cumprir as obrigações com relação à garantia dos veículos, por isso, o cliente que possui um carro da marca terá seus direitos assegurados pela lei.
É melhor vender o carro da Ford que possuo nesse momento?
O especialista alerta que não é o momento para entrar em desespero e tentar vender o veículo da marca por um valor muito menor por causa do anúncio do fechamento das fábricas no País. Isso poderá acarretar uma perda financeira desnecessária.
Informações do repórter Reginaldo Lima
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